Blog

  • Home
  • Blog
  • Ordem de Produção: o que é e como fazer
Ordem de Produção: o que é e como fazer

Postado Por: Thaynara Luchetti

Ordem de Produção: o que é e como fazer

A ordem de produção (OP) é um elemento essencial para o funcionamento de uma indústria. Esse documento permite que o processo produtivo de uma empresa seja mais organizado, ajudando em uma série de etapas que envolvem a produção.

Muitos pensam que geração de OPs pode ser complicada, mas não é bem assim. O processo é simples e traz diversas vantagens ao seu negócio, além disso, se você utiliza um sistema de gestão, pode se beneficiar ainda mais desse recurso.

Neste post, nós vamos te explicar o que é uma ordem de produção, qual a sua importância, vantagens, quais itens compõem a OP e como você pode emiti-la. No final, também iremos apresentar uma ferramenta que pode te ajudar muito durante o processo.

O que é uma ordem de produção e qual a sua importância

De modo resumido, a ordem de produção é o documento que formaliza o início da produção de algum produto comercializado por alguma empresa.

A OP apresenta todas as informações necessárias para a produção, dados que vamos especificar mais adiante, e ajuda a organizar, categorizar e controlar o processo produtivo e o estoque.

Com a ordem de produção estabelecida e bem executada, ela será uma excelente ferramenta para a auxiliar na gestão do seu negócio.

Leia mais:

>> Qual o ERP ideal para a indústria?

>> Ordem de Produção: com ou sem apontamento?

Quais as vantagens da ordem de produção?

Separamos algumas vantagens que a OP pode proporcionar à sua empresa, veja só:

  1. Gestão de insumos;
  2. Melhoria da comunicação entre os setores;
  3. Processos mais organizados e ágeis;
  4. Relatórios de produção;
  5. Melhor controle de estoque e financeiro;
  6. Melhoria na gestão de compras.

Esses são pontos importantes que podem ajudar na rotina e no desenvolvimento de qualquer negócio.

O que compõe uma OP?

Normalmente, a ordem de produção apresenta todas as especificações necessárias para a produção de um determinado produto, além dos códigos de todos os itens que serão produzidos. Entre os dados que compõem uma OP, estão:

  1. Número da OP;
  2. Data de emissão;
  3. Quais matérias-primas serão usadas no processo;
  4. Quantidade de cada matéria-prima;
  5. Prazos de montagem e entrega;
  6. Quantidade de itens a serem produzidos;
  7. Especificações do item produzido;
  8. Outras observações.

É importante dizer que quanto mais informações a sua OP trazer, mais dados seus colaboradores terão para produzir os itens de acordo com o que é necessário.

Como emitir uma ordem de produção?

Primeiro, é preciso entender se você vai trabalhar com a produção contínua ou com a produção por encomenda. Vamos explicar melhor abaixo.

A produção contínua é a produção em massa e tem como objetivo a estocagem dos produtos. Nesse caso, a ordem de produção será emitida com todos os dados necessários, mas deve obedecer a programação do processo industrial da empresa.

A produção por encomenda é aquela feita por meio do pedido de venda realizado para um determinado cliente. Aqui, os itens não são produzidos em massa e a OP deve respeitar a solicitação do cliente.

Para facilitar esses processos, as OPs precisam estar bem armazenadas para facilitar o rastreamento do documento e registrar as especificações do produto a ser produzido. Com isso, um ERP para indústria pode auxiliar grandemente o setor de produção, pois além de armazenar com segurança, ele facilita a emissão, o gerenciamento e o monitoramento em tempo real de tudo o que está sendo fabricado.

É a ferramenta ideal para garantir a qualidade dos seus itens, pois ele também irá padronizar processos e te ajudar a ter exatidão na produção e a controlar o uso das suas matérias-primas.

A Nume é especialista em sistema ERP online para o setor industrial e possui módulos que atendem as especificidades de cada empresa. Entre em contato e agende sua demonstração para conferir de perto como o software da WebMais pode te ajudar.



Veja Também

Ordem de Produção: o que é e como fazer

Como organizar seu estoque?

Como melhorar seu pós-venda



Voltar ao Topo