Blog

  • Home
  • Blog
  • Qual o ERP ideal para a indústria?
Qual o ERP ideal para a indústria?

Postado Por: Thaynara Luchetti

Qual o ERP ideal para a indústria?

A tecnologia tem ajudado cada vez mais as empresas na organização e otimização de seus processos. Isso porque ela possibilita a automação e integração dos setores administrativo, financeiro, de gestão de pessoa, entre outros.

No setor industrial, o uso de um sistema ERP direcionado para as necessidades de uma fábrica tornam mais fácil o acompanhamento de tudo o que está acontecendo. Desde o administrativo até o chão de fábrica, todas as informações podem ser facilmente acessadas em um só lugar.

Se você nunca usou algum sistema de gestão integrada e tem dúvidas sobre como ele pode ser útil para o acompanhamento dentro de uma indústria, continue lendo este post para tirar suas dúvidas.

O que é um sistema ERP industrial?

O ERP é uma ferramenta de controle gerencial que integra setores e processos dentro da indústria. A aplicação desse tipo de sistema na indústria faça com que as ações possam ser executadas pelas equipes de forma mais eficiente e ágil, já que elas ficam mais acessível a todos.

Ele permite que os gestores tenham uma visão global do negócio, sem esquecer de detalhes fundamentais para cada processo. Mas para que você tenha sucesso, o seu software precisa ter um mix de vantagens ao oferecer um pacote de recursos adequados à realidade do seu negócio.

Não é necessário indicar os recursos que serão ideais para a sua empresa, porque cada indústria tem as suas particularidades, mesmo sendo do mesmo ramo. Porém, algumas funções e módulos são básicos e que te ajudam a tomar uma decisão.

Como escolher um ERP para indústria

Para escolher um programa de gestão empresarial, é importante ficar atento a detalhes que garantem a flexibilidade, qualidade e estratégia relacionada a sua empresa. E nesse sentido, é importante levar em consideração:

Leia Mais:
>> Qual o momento certo para mudar de sistema?
>> Como a tecnologia pode ajudar o seu negócio?

Qualidade

Observar a qualidade do sistema é um dos pontos principais a serem avaliados para a tomada de decisão. Por isso, ao solicitar uma demonstração verifique as funcionalidades do ERP, a facilidade de implantação, a facilidade operacional e o aproveitamento do hardware, entre outros.

Aliado a isso, a reputação e o histórico do fornecedor, pois o know-how faz muita diferença. A tradição do fornecedor ajuda a avaliar algumas questões, como potencial de crescimento e melhorias no serviço.

Demandas e estratégias da empresa

Entender quais são as demandas da sua empresa é fundamental para entender como o sistema ERP online irá contribuir para o seu negócio. Por isso, ter um plano bem estruturado das necessidades de automação e implantação do sistema, faz toda a diferença para determinar o melhor software industrial.

O ponto principal a ser analisado neste caso, é a capacidade do software de se adaptar ao modelo comercial da indústria, de forma que suas peculiaridades sejam respeitadas. Entenda quais atividades serão beneficiadas com a automação e os impactos que isso terá na gestão.

Flexibilidade

Por mais que as demandas da sua empresa estejam planejadas e consolidadas, é importante que o sistema escolhido consiga acompanhar o crescimento e alterações que possam vir no futuro. Por isso, é importante que ele permita a inserção de novos usuários, representantes e CNPJs conforme venha a ser necessário.

Facilidade de implantação

Verifique junto ao fornecedor qual será o tempo para que o sistema seja implantado na sua indústria. É importante saber como vão funcionar os cadastros de produtos e matérias-primas, pois é importante que a empresa contratada ofereça suporte e treinamento para que você consiga realizar os cadastros com tranquilidade.

Suporte técnico

A tecnologia é uma mão na roda, mas alguns problemas podem ocorrer com o tempo de uso. Por isso, além de avaliar a qualidade da empresa e do sistema, fique atento ao suporte técnico oferecido. Verifique se o ERP que você está contratando conta com um suporte em caso de problemas, quais horários são disponibilizados e se há facilidade e variedade de contatos quando isso acontecer, seja via chat, telefone ou atendimento presencial.

Um sistema ERP focado na indústria precisa contribuir para que o negócio cresça e permitir que o gestor consiga tomar decisões estratégicas. A Nume é especialista em sistema ERP online para o setor industrial e possui módulos que atendem as especificidades de cada empresa. Entre em contato e agende sua demonstração para conferir de perto como o software da Nume pode te ajudar.



Veja Também

Dicas para abrir um novo negócio

Como aumentar o faturamento da sua empresa?

Qual a importância do índice de liquidez?



Voltar ao Topo