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Conciliação bancária: o que é e como aplicar no seu negócio

Postado Por: Thaynara Luchetti

Conciliação bancária: o que é e como aplicar no seu negócio

A conciliação bancária é a atividade que compara os valores contidos no extrato bancário com os dados armazenados na empresa. Por mais que pareça simples, este processo é essencial para regularizar o negócio e manter as contas em dia.

Alguns empreendedores, acabam esquecendo da conciliação bancária, por conta da correria do dia a dia e também pela falta de informações. De qualquer modo, é preciso aplicá-la corretamente na gestão.

Além disso, fazer a conciliação bancária manualmente é arriscado, pois você pode esquecer de alguma informação ou cometer erros de digitação. Neste momento, lembre-se da automação de tarefas e analise se ela faz sentido para sua empresa.

Se interessou? Neste artigo você vai saber tudo sobre conciliação bancária e como colocá-la em prática.

Mas afinal, o que é conciliação bancária?

A conciliação bancária é a ferramenta financeira que verifica as informações encontradas no extrato do banco com os dados de armazenamento na gestão interna da empresa.

Você deve utilizá-la para organizar tudo o que acontece em seu caixa, principalmente, se você utiliza várias formas de pagamento.

Os valores recebidos por meio de boletos podem ser facilmente esquecidos ou confundidos por um empreendedor que não se organiza corretamente.

Com isso, todo dinheiro que cai em sua conta de pessoa jurídica deve ser verificado com as informações que você armazenou.

Dicas para fazer a conciliação bancária

Confira algumas dicas importantes para você começar a analisar melhor a conciliação bancária da sua empresa. São elas:

1- Reconhecer absolutamente todas as entradas e saídas

A sua elaboração deve ser baseada no reconhecimento de todas as entradas e saídas, observando cada particularidade. Alguns fatores externos podem gerar diferenças entre o que está registrado e o saldo bancário.

2- Garantir as informações na data correta

Os lançamentos de entrada e saída deverão ser informados na data correta, como também para a conta bancária envolvida na movimentação.

Lançar as informações corretamente, reduz consideravelmente as divergências dos dados.

3- Bater os valores de saldo inicial e final

Verificar se os valores de saldo inicial e saldo final estão de acordo com o relatório interno de controle da conta bancária.

Depois de verificar esses valores você vai percebendo e encontrando onde estão as divergências com mais facilidade.

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4- Verifique todos os erros e não faça ajustes

Se encontrar divergência entre o extrato bancário e o relatório interno, sempre verificar onde o erro está e não faça apenas ajustes. A partir do momento que você realiza ajustes sem analisar o que houve, passa a contribuir para que o erro ocorra novamente.

Conheça alguns dos principais erros:

4.1 Lançamentos divergentes entre banco e controle interno

Caso encontre divergências entre o lançamento do banco e o controle interno, encontre todos os documentos originais para descobrir a origem da diferença

4.2 Débitos indevidos por parte do seu banco

Caso isso ocorra, o melhor a ser feito é procurar o banco para esclarecer o erro e solicitar o estorno. Para esta situação, é muito comum o problema ter origem nos débitos automáticos, se este for o problema, veja com o banco a melhor forma de resolver para que não se repita mais.

4.3 Débitos de taxas, impostos e aplicações que não estavam previstos

Alguns lançamentos podem não estar no controle no fluxo de caixa do seu negócio. Conheça alguns exemplos:

1. Taxas IOF vindas de empréstimos;
2. Impostos dedutíveis de aplicação;
3. Taxas bancárias;
4. Transações e aplicações financeiras automáticas.

Benefícios de fazer uma conciliação bancária

Por meio da conciliação bancária, sua empresa terá uma visão completa para o fluxo de caixa, informações confiáveis dos saldos das contas bancárias para realizar movimentações, além de ajudar no planejamento orçamentário do negócio.



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