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Gestão de marketing: qual a importância e como fazer

Postado Por: Thaynara Luchetti

Gestão de marketing: qual a importância e como fazer

A gestão de marketing garante que toda ação tenha uma estratégia por trás. Objetivos, indicadores, estratégias, planejamento, metodologias e processos entram em campo para organizar a área e trazer mais resultados para o seu negócio. Aqui você vai entender melhor o que é e como fazer gestão de marketing!

Para muitos empreendedores, o marketing não costuma ser considerado importante. E esse é um dos maiores problemas quando vivemos em um mundo globalizado e temos cada vez mais concorrentes extremamentes estratégicos e ávidos para roubar seu mercado.

Por isso, a gestão de marketing é imprescindível para as empresas que querem ter sucesso nos negócios. Ações pontuais até podem trazer algum resultado, mas não se sustentam por muito tempo.

Para que o marketing de fato traga resultados sustentáveis, é necessário ter pesquisa, planejamento, estratégia, mensuração e processos que organizem todas essas atividades.

E todas elas são realizadas pela gestão de marketing. É essa área que coordena as atividades e as pessoas envolvidas para que ajudem a empresa a alcançar o futuro que deseja.

Afinal, o que é gestão de marketing?

Gestão de marketing são as atividades de gerenciamento de processos, pessoas e estratégias de marketing com a finalidade de gerar valor para o mercado e cumprir metas e objetivos organizacionais.

Muitas pessoas pensam que o marketing se restringe apenas a publicidade e divulgação de produtos, porém a área abrange muito mais que isso. Dentro do marketing, também estão as atividades de pesquisa de mercado, definição de preços, estudo de comportamento do consumidor, assessoria de imprensa, design de produtos, entre outros.

Quem é o gestor de marketing?

A presença de um setor específico e de um gestor para liderá-lo é sinal de que a empresa percebe a importância do marketing. A função do gestor é trazer uma visão profissional do marketing, entender as tendências do mercado e traçar estratégias efetivas.

Além disso, é necessário que ele saiba gerenciar uma equipe e alinhar processos para atingir os resultados. Confira algumas das atividades que o gestor de marketing realiza no dia a dia:

1. Análise de dados do mercado;
2. Define metas e objetivos;
3. Gerencia o orçamento de marketing;
4. Negocia com fornecedores;
5. Alinha a equipe envolvida;
6. Acompanha o andamento de projetos;
7. Monitora performance de campanhas.

Por mais que o gestor não produza materiais de campanhas, textos, e outros, é necessário que ele conheça e tenha experiência em todas as áreas do marketing para conseguir liderar a equipe e saber se as ações estão sendo efetivas.

Benefícios da gestão de marketing
1- Fortalecer a relação com os clientes

A gestão de marketing é focada no consumidor. É necessário conhecer suas características e comportamentos para criar ações e estratégias voltadas às suas demandas.

Desse modo, a empresa agrada os consumidores, comunica-se melhor com eles e cria uma relação de confiança..

2- Eficiência nos processos

Sem a gestão de marketing as demandas ficam bagunçadas, não existem objetivos, processos e estratégias para seguir.

No entanto, com a casa em ordem, a equipe torna-se mais produtiva, estabelece prazos de entrega e otimiza investimentos.

3- Motivar a equipe

A organização e a definição de estruturas de trabalho ajudam na motivação. O colaborador confia na empresa, entende o que está fazendo, as demandas que precisa entregar e contribui para o crescimento do negócio.

Como colocar em prática

A empresa precisa entender a relevância da gestão de marketing para os negócios, em seguida precisa ter profissionais para isso e definir as formas de trabalho.

Entenda os principais pontos que a empresa precisa planejar para colocar a gestão de marketing em prática:

1- Definição de metodologias

O objetivo das metodologias de gestão é colocar as empresas no rumo de suas metas. Elas podem ser aplicadas à gestão de marketing com a mesma intenção. No entanto, existem metodologias diferenciadas para isso. O importante é escolher metodologias que a equipe entenda e abrace.

2- Gestão da equipe

Um dos pontos mais importantes da gestão de marketing é a gestão de equipe. As equipes de marketing são formadas por pessoas com perfis e habilidades diferentes. Quanto mais completos forem, mais desenvolvido o marketing da sua empresa se tornará.

3- Gestão de estrutura

Outra função da gestão de marketing, é garantir que o ambiente de trabalho esteja propício para sua equipe. Isto é, além de oferecer autonomia e confiança aos colaboradores, é necessário fornecer bons equipamentos e ferramentas para o trabalho.



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