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Como melhorar seu follow up?

Postado Por: Rafael Campos

Como melhorar seu follow up?

Realizar o processo de follow up pode ser considerado algo fácil, mas na verdade, se não houver disciplina, comprometimento e técnica, se torna ineficaz. Quer saber mais sobre o assunto? Vamos te explicar tudo.

O que é follow up?

Follow up significa “acompanhar” e tem início quando alguém entra em contato com sua empresa demonstrando interesse pelo seu produto ou serviço. Trata-se de uma atividade que consiste em conversar com os leads para aumentar as chances de conversão. Nessa etapa, o vendedor deve procurar construir um bom relacionamento com o possível cliente, utilizando o follow up para alcançar esse objetivo.

Benefícios do follow up

Esse processo trás inúmeros benefícios e melhorias à metodologia de vendas do seu negócio. Vamos ver alguns?

1- Possibilita ganhar a confiança dos leads, tornando as chances de conversão maiores;

2- Aumenta as chances de o cliente voltar a fazer negócio com você;

3- Fornece uma boa experiência para o cliente, incentivando o marketing “boca a boca”;

4- Favorece sua vantagem competitiva, pois a sua empresa demonstra ser acessível e parceira do cliente.

Lembre-se que se torna muito mais fácil fechar negócios quando você mostra que se importa com as necessidades do cliente e presta um bom atendimento. Para aqueles que trabalham com receita recorrente, essa realidade deve estar presente não só antes da venda, mas, principalmente, depois de realizá-la.

Como melhorar seu follow up?

Infelizmente, ainda não temos aquela receita pronta que define o melhor jeito de realizar o follow up, pois cada negócio é especialista em um nicho e um público diferente, mudando a forma de abordagem ao cliente. Entretanto, estamos aqui para te dar algumas dicas para melhorar esse processo, seja qual for o seu segmento. Vamos lá?

1- Esclareça os próximos contatos

Se você trabalha com o follow up, deixe isso claro para o seu lead/cliente durante as conversas. Seja qual for o meio que você está entrando em contato (telefone, email, whatsapp, etc), avise que você irá conversar novamente com ele e pergunte qual é o melhor dia e horário para isso.

O vendedor deve ter o controle da negociação, sem deixar que a ideia do próximo contato fique muito vaga. Torne claro qual será o seu próximo passo.

2- Agradeça

Mostre que você está feliz pelo contato e agradeça seu lead/cliente por isso. Personalize esse contato enviando um agradecimento que tenha o seu toque, lembre que essa é uma nova oportunidade.

3- Formalize o que conversaram

Após a conversa, sempre envie um recado para recapitular e confirmar o que foi falado e combinado. Isso pode ser feito por email ou pelo canal de preferência do cliente.

4- Seja pontual

Se você combinou o próximo contato com o lead/cliente, faça o que prometeu na hora que prometeu. Seja pontual!

O vendedor que não cumpre a sua palavra tem grande risco de perder credibilidade e arriscar sua venda. Ser pontual é uma grande chance para reforçar sua seriedade e confiança nesse processo.

5- Saiba como começar o contato

É importante saber o que falar no momento do follow up para conseguir se reconectar emocionalmente com o cliente e com os desafios e expectativas apresentados por ele.

Para conseguir alcançar esse objetivo, o vendedor deve realizar um levantamento mais aprofundado de informações, como conhecer quais são as principais dores, expectativas, atual situação do cliente, ganhos e benefícios do seu produto, entre outros. Esses dados vão permitir que o vendedor não faça o follow up de forma robotizada, fornecendo subsídio para a realização dos contatos, a qualquer momento.

6- Crie um roteiro

Utilize um roteiro para a conversa, até mesmo para conseguir as informações que citamos no tópico anterior. Tenha sempre em mente quais são os desafios e soluções que o lead/cliente estava procurando, quais valores estão sendo negociados, qual a opinião do cliente e respostas para possíveis objeções.

Lembre que no final desse roteiro você deve agendar o próximo contado com seu lead.

7- Não seja chato

Muitos vendedores não entendem que para muitos clientes somos apenas uma pessoa na lista de contatos, pois são atarefados e não têm muito tempo para a negociação. Você deve conhecer o seu ramo e o perfil dos clientes que atende para definir os intervalos de contato. Aprenda a ser persistente sem pressionar o fechamento, é necessário respeitar o tempo do lead/cliente.

8- Utilize um CRM

O CRM é a ferramenta ideal para organizar a sua rotina de follow up. Com ele, é possível registrar todas as etapas do processo comercial, agendar próximos contatos e armazenar todo o histórico da negociação. O software vai centralizar as principais informações para o fechamento da venda e vai facilitar o cumprimento da agenda de contatos.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Não tenha medo de colocá-las em prática, esse processo pode promover grandes mudanças na área comercial, mas você poderá ver a diferença! Lembre-se que a perfeição vem através de muito esforço, as melhores práticas são sempre bem-vindas.

ERP WebMais

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