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Dicas para ter um bom relacionamento com seus clientes

Postado Por: Thaynara Luchetti

Dicas para ter um bom relacionamento com seus clientes

Fidelizar clientes é um passo chave para qualquer empresário que deseja ter sucesso nos negócios. E para que isso se torne uma realidade na sua empresa é preciso cultivar o bom e velho relacionamento com sua carteira de clientes. Isso permite que você consiga se diferenciar dos concorrentes, já que quando sua equipe é capaz de tornar o contato com o cliente agradável, as chances dele voltar a fazer negócios é bem maior.

Apesar disso, é comum que empresas de todos os portes pequem em alguns pontos na fase de relacionamento. Demora no atendimento, insistência e falta de tato são apenas alguns itens da lista e que precisam ser ponderados e revistos pelos gestores.

Se sua empresa tem dado voltas e mais voltas e ainda não conseguiu acertar a mão para resolver esses problemas e conquistar seus clientes por meio de um bom relacionamento, separamos algumas dicas importantes para te guiar.

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Como ter um bom relacionamento com seus clientes

Melhorar o relacionamento com a sua base de clientes não exige nenhuma fórmula mágica ou esforços sobrenaturais. Ao ser bem tratado, é muito provável que a sua empresa tenha sucesso na missão e acabe sendo indicada para outros potenciais clientes.

1. Busque sempre ser empático

O foco da sua equipe sempre deve ser a empatia. Sem ela é impossível ter um relacionamento satisfatório com seus clientes. Colocar-se em seu lugar é o primeiro passo, por isso, esqueça o quanto sua empresa é maravilhosa e busque entender os problemas, demandas e necessidades do seu cliente. Assim, fica mais fácil mapear e propor soluções assertivas para a demanda solicitada.

2. Foque no longo prazo

O relacionamento com qualquer cliente não se resume aos poucos minutos em que vocês ficam ao telefone. Não se resume, também, a uma simples transação de compra e venda. Por isso, é fundamental que sua equipe entenda que este deve ser um relacionamento de longo prazo e que deverá se manter por longos anos, sempre contemplando novas oportunidades. A vantagem? Mesmo que sua empresa troque de endereço, seu cliente vai atrás.

3. Estude o comportamento do seu cliente

Não é à toa que grandes empresas, como o Google, estão sempre estudando as mudanças no comportamento dos clientes. Ter clareza sobre isso permite uma gestão mais estratégica e contribui para a tomada de decisão em todas as áreas do negócio. É importante entender o seu comportamento, suas necessidades, seus anseios, como ele espera ser atendido, bem como o que espera do produto e preço. Saber tudo isso permite que você crie novas estratégias para agradá-lo e, consequentemente, fidelizá-lo.

4. Crie serviços agregados

Uma vez que você conseguiu uma conversão, é importante sempre oferecer novas possibilidades para que seu cliente continue consumindo seus produtos ou serviços. Por isso, quanto mais serviços agregados você oferecer, maiores são as chances de agradar a clientela. E se você acha que isso pode ser algo muito complicado de executar, aí vai uma dica: o foco deve ser a entrega de uma informação útil como um desconto inesperado, um serviço de entrega mais rápido, uma instalação gratuita ou o que for mais estratégico para o seu segmento de atuação.

5. Busque mostrar-se (e seja) uma autoridade no assunto

Nunca seja arrogante e tente passar um conhecimento que você não tem. Por isso, busque sempre estar atualizado e saber todas as informações sobre seus produtos/serviços. Quando o cliente percebe que o vendedor ou profissional sabe do que está falando e tem experiência no assunto, ele se sente mais confiante em fechar negócio. Seu conhecimento sempre será uma forma gratuita de publicidade, e o melhor que não custa nada.

Você já tem aplicado algumas dessas técnicas para melhor seu relacionamento com a sua base de cliente? Lembre-se que isso é possível quando sua empresa também pode contar com um sistema integrado que te dá todas as informações necessárias para a gestão da sua empresa.

 



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