Blog

Controle de Produção

Postado Por: Rafael Campos

Controle de Produção

Quando falamos de controle de produção, surgem várias formas de se realizar este controle hoje dentro de uma indústria. Sabemos disto, porque temos alguns clientes que industrializam o mesmo produto final, mas a composição muda, as etapas mudam, a formula muda… e achamos isso incrível, porque cada um coloca aquilo que considera ser os ingredientes para se transformar em um produto ideal para aquele potencial cliente. Mercado existe, não podemos negar.

Mas porque devemos controlar?

Penso que, assim como o estoque, nosso maior valor está dentro do nosso processo produtivo. Não podemos simplesmente colocar um produto na linha de produção e deixar no automático. Precisamos medir, precisamos mensurar cada etapa para que no fim, seu produto seja entregue ao cliente no preço que você estipulou no orçamento. É claro – no meu ponto vista – devemos entregar sempre qualidade, independente do preço. É lógico que quanto maior o valor investido em um novo produto, a qualidade será ainda maior e sua margem também, por isso a importância de controlar cada detalhe para não jogar dinheiro e tempo no lixo.

Preciso de um ERP para realizar este controle?

Não. Talvez você esteja surpreso com a resposta, mas é a verdade.
Você não precisa de um ERP, mas se você quiser automatizar o processo, ter um ERP se torna indispensável. Isto porque, se você automatiza, você ganha tempo e tempo, é dinheiro. E dinheiro, é resultado.
É claro, tem uma série de fatores que eu poderia utilizar aqui para lhe convencer disso, mas como gestor, você enxerga isso como necessidade, sem sombra de dúvida.

Vamos falar de alguns pontos então…

Vamos listar alguns pontos que são interessantes e indispensáveis quando você for avaliar a implementação de um ERP à sua indústria:

1. Engenharia de Produto

A Engenharia ou Composição do produto, mais conhecido como “a fórmula do bolo”, é onde inicia todo processo. Se você não tem uma formulação pronta ou pré-definida, você passa a não ter um controle de produção. Sendo assim, antes de qualquer coisa, formule seu produto, analise a matéria prima, insumos, embalagens e etc.

2. Etapas de Produção

Se você está começando um negócio novo e quer controlar cada etapa do processo de produção, já pode definir junto a formulação do produto todas as etapas, para que cada operador que for iniciar o processo, saiba exatamente o início, meio e fim daquele produto.

3. Ordem de Produção

Agora sim, tudo pronto, podemos iniciar.
Aqui começa, analisando a grosso modo, nosso processo produtivo. Dizemos isto, porque na ordem de produção é onde contém o produto que será fabricado, a quantidade, as etapas, formulação e etc. Cada um tem um modelo específico, varia muito de negócio para negócio, cada um usa sua criatividade para criar o modelo ideal.

4. Apontamento de Produção

Neste processo, nada mais é, do que apontar cada etapa do processo produtivo. Você vai apontar o dia de produção, a quantidade produzida naquele dia, hora inicial, hora final, operador, máquina e etc. Isso tudo, para que no fim, quando o produto estiver pronto, você saiba exatamente o tempo que utilizou desde o início, para que tudo ficasse pronto. Parece simples, mas é obvio que tem muita coisa envolvida que a gente as vezes, nem sabe, porque cada um tem sua particularidade.

5. Entrada de Produto Acabado

E por fim, não menos importante, temos a entrada do produto em estoque. Neste momento, o ERP consome de forma automática toda formulação que foi desenhado lá no início, dando baixa no estoque de matéria prima, insumo, embalagem e etc. Existem regras, obviamente, mas normalmente é assim que ocorre.

Os 5 passos dentro do ERP

Resumimos um pouco do que temos dentro do ERP atualmente. Como comentamos, existem muitos controles, muitas regras, então resumimos para que ficasse fácil de entender como o ERP WebMais facilita a gestão do seu negócio tudo de forma online e integrada.
Utilizando desses 5 passos, você tem gestão e qualidade na informação. isso dentro de uma indústria ou qualquer outro negócio, é primordial. Por este motivo, sabemos que temos a solução ideal para o seu negócio e não tenho dúvidas que vamos evoluir juntos. Estamos alinhados, estamos crescendo, estamos trabalhando diariamente para entregar um produto que você olhe pra tras, mesmo que tenha começado pequeno conosco, e saiba que valeu a pena cada investimento, cada minuto do seu tempo neste projeto.

Nossa experiencia com você

E fato é que não entregamos apenas um ERP com processo industrial, mas sim, queremos entregar a você o atendimento que você precisa e não o que nós precisamos que você faça. Estamos interessados no seu negócio, queremos que você cresça e encontre a gestão ideal dentro do ERP WebMais.

Estamos aqui para facilitar a gestão do seu negócio. Conte com a gente.

Quer conhecer mais sobre nossa solução? Entre em contato conosco! Estamos te aguardando no WhatsApp ao lado ou em um dos nossos telefones: (41) 3402-9509 ou (41) 99264-8492.



Veja Também

Como manter seu time motivado

Ordem de Produção: o que é e como fazer

Como organizar seu estoque?



Voltar ao Topo