Blog

  • Home
  • Blog
  • A pequena empresa deve investir em um sistema de gestão?
A pequena empresa deve investir em um sistema de gestão?

Postado Por: Thaynara Luchetti

A pequena empresa deve investir em um sistema de gestão?

Quando se fala em um sistema de gestão ERP para pequenas e médias empresas, geralmente, a primeira coisa que o gestor observa é o custo. Afinal, as empresas de menor porte gerenciam seu negócio através de planilhas. Aos olhos dos gestores, esta é a alternativa mais viável, por não acarretar custos na implementação  – pois já vem inclusas no pacote de aplicativos para escritório do sistema operacional. Mas, a longo prazo, com o aumento do fluxo de operações da empresa, será que são mesmo tão vantajosas assim?

Vale observar, portanto, os benefícios de se implementar um sistema ERP e não só seus custos. Um sistema integrado de gestão, ao automatizar alguns processos, pode reduzir os erros ao apontar os dados do negócio e gerar informações importantes sobre as operações, o que auxilia o gestor na hora da tomada de decisões estratégicas. A longo prazo, o custo torna-se investimento e saem ganhando as operações da empresa. Vamos olhar mais de perto esses benefícios?

Integração dos dados

Ao invés de várias planilhas desconectadas umas das outras, um sistema ERP integra todos os departamentos e dados da empresa, disponibilizando-os em um só lugar.

Automatização de processos

É o fim da força-tarefa para cruzar dados e informações que estão espalhadas em vários documentos diferentes: com um sistema integrado, as informações estão sempre disponíveis. Isso permite, por exemplo, que o departamento de Marketing saiba como estão as vendas de determinado produto sem precisar pedir um relatório para o setor de Vendas, o que agiliza bastante os processos.

Leia Mais:

>> Qual a diferença entre um ERP grátis e um ERP pago?

>> Como a tecnologia pode ajudar o seu negócio?

1. Redução nos erros

Muitas vezes um dado precisa ser inserido em várias planilhas: por exemplo, a venda de determinado produto entra na planilha de vendas, na de estoque, na que calcula a comissão do vendedor e outras. Procedimentos desse tipo podem levar a erros, que se traduzem em discrepância de dados ao final do período. E o processo, muitas vezes, precisa ser refeito. Se você trabalha com um sistema ERP, só precisará incluir esse dado uma vez, eliminando a possibilidade de erros e retrabalho.

2. Auxílio na tomada de decisões

A possibilidade de ter acesso às informações e de poder, a qualquer momento, imprimir relatórios de desempenho sobre as atividades da empresa, facilitam e agilizam a tomada de decisões estratégicas e operacionais. Esse é um fator importante em um mercado competitivo, onde agilidade para responder às demandas é requisito fundamental.

3. Economia a longo prazo

A esta altura, o empresário não deve ter mais dúvidas a respeito da necessidade de se implementar um sistema ERP em sua empresa. Afinal, a longo prazo, a automatização de processos, a redução nos erros e a agilidade na tomada das decisões implica em economia, o que se encarrega de dar retorno ao investimento na instalação do sistema.

A Nume Soluções é especialista em sistema ERP online para o setor industrial e possui módulos que atendem as especificidades de cada empresa. Entre em contato e agende sua demonstração para conferir de perto como o software da WebMais pode te ajudar.



Veja Também

Como manter seu time motivado

Ordem de Produção: o que é e como fazer

Como organizar seu estoque?



Voltar ao Topo