Blog

  • Home
  • Blog
  • Por que inovar na crise pode salvar o seu negócio?
Por que inovar na crise pode salvar o seu negócio?

Postado Por: Rafael Campos

Por que inovar na crise pode salvar o seu negócio?

Os últimos meses têm sido desafiadores para empresas de todos os portes e segmentos. A crise causada pelo coronavírus afetaram a economia, a forma como nossos clientes consomem produtos e serviços, e ainda foi necessário em novas formas de continuar com a empresa funcionando em home office ou em turnos alternados.

É óbvio que tudo isso impacta de forma negativa os negócios, não dá para negar, porém é importante enxergar a situação sob uma perspectiva diferente. Passo o impacto inicial causado pela pandemia, é fundamental que as empresas comecem a pensar em medidas de curto e médio prazos.

O grande desafio dos gestores, neste momento, é projetar neste cenário a manutenção dos contratos com os clientes, colaboradores e, principalmente, ampliar e inovar o negócio.

Cenários da crise: qual deles sua empresa está vivendo?

Quase cinco meses se passaram desde que o isolamento social começou e, neste cenário, é possível perceber dois comportamentos distintos na gestão do negócio:

  1. aqueles que aproveitaram para dar mais velocidade aos seus projetos;
  2. aqueles que optaram por responder minimamente a crise e esperaram para ver o que vai acontecer.

Não existe certo ou errado aqui, mas sim um comportamento que traz mais riscos ou menos. O fato é que as empresas que recuaram diante das situações geradas pela pandemia, sofreram muito mais impactos e no mercado, quem não está disposto a se adaptar pode ficar pelo caminho.

A boa notícia é que muitas empresas ganharam mais terreno nos últimos meses e se ajustaram a nova realidade. Este movimento rumo a inovação é muito importante quando uma variável dessa magnitude entra no caminho dos negócios e é fundamental reagir. A inovação continua sendo o caminho para que empresas de todos os segmentos não precisem fechar suas portas.

Leia Mais:

Como fazer a gestão estratégica da sua empresa em tempos de crise?

Como calcular o custo do seu produto?

Por que sua empresa deve investir em marketing digital?

Como buscar inovação em meio a crise

Toda crise pode (e deve) ser considerada como uma oportunidade para renovar a empresa, fazer diferente e descobrir novos caminhos. Na economia moderna, a vantagem competitiva está naquelas empresas que conseguem ser mais ágeis, e não exatamente as maiores.

É importante destacar, entretanto, que quando falamos de inovação ela não está diretamente associada ao uso de tecnologia de ponta. Este é um conceito que vai muito além e não está restrito ao universos das grandes corporações. Isso porque é possível transformar o negócio com ações que incrementem produtos e serviços já existentes.

A grande sacada é sempre pensar em soluções que resolvam os problemas de seus potenciais clientes e, nesse momento, problemas é que não faltam. Inovar significa também pensar em soluções que resolvam os gargalos encontrados dentro da própria empresa, investimento em ferramentas e softawares de ERP, por exemplo, que automatizem processos e deem uma visão clara do negócio.

Para que isso aconteça de forma efetiva, sua empresa pode trabalhar com o seguinte passo a passo:

  1. Identifique problemas e veja como oportunidades;
  2. Entenda o problema para criar a solução;
  3. Converse com outras pessoas sobre o problema que deseja resolver e sobre as alternativas que pretende oferecer;
  4. Agrupe as ideias, os insights e as propostas de solução;
  5. Desenvolva o conceito e a aplicação.

Tenha em mente que são ações como estas que podem salvar a vida do seu negócio, evitando prejuízos e até mesmo a falência. Se você ainda não tem uma visão clara de onde sua empresa está e deseja centralizar as informações do seu negócio em um só lugar, a Nume trabalha com um dos melhores softwares de gestão ERP online e pode te ajudar a ter mais clareza do caminho que sua empresa pode seguir rumo à inovação. Solicite uma demonstração agora mesmo. É gratuito!



Veja Também

Como manter seu time motivado

Ordem de Produção: o que é e como fazer

Como organizar seu estoque?



Voltar ao Topo