Blog

  • Home
  • Blog
  • Como melhorar seu pós-venda
Como melhorar seu pós-venda

Postado Por: Thaynara Luchetti

Como melhorar seu pós-venda

Acreditamos que o trabalho só começa depois de fechar uma venda, isso porque queremos fidelizar o cliente e fazer com que ele se torne leal ao nosso negócio. É por essa razão que temos um processo de pós-venda, e se o seu objetivo for o mesmo que o nosso, você deveria pensar em implantar esse processo no seu negócio.

O que é pós-venda?

Em resumo, o pós-venda é o atendimento realizado ao cliente depois da compra de um produto ou serviço. A definição pode ser rasa, mas a verdade é que o pós-venda deve ser considerado uma das etapas mais importantes do comercial.

É uma boa maneira para que você seja sempre lembrado. Dessa forma, você estará presente na rotina do cliente e irá se destacar no momento em que ele precisar de algum produto ou serviço adicional.

Quais as vantagens do pós-venda?

Segundo uma pesquisa apresentada pela JM Service, 70% da experiência de compra de um cliente se baseia na forma como ele é tratado, deixando de lado a qualidade do produto ou o preço.

Isso significa que se você tem um bom relacionamento com seu cliente, fazendo um pós-venda efetivo, é bem provável que ele continue comprando de você.

A pesquisa também mostra que 9 em cada 10 clientes não se importariam em pagar mais pelo produto se fossem bem atendidos. Entenda que o bom atendimento é a alma do pós-venda e, como resultado, você alcança a fidelização.

Leia mais:
>> 6 dicas para faturar mais
>> Como construir sua carteira de clientes?

Como fazer o pós-venda?

Dependendo do porte da sua empresa, o pós-venda pode ser feito pela própria equipe de vendas que fechou o negócio ou por uma estrutura separada. O que você precisa descobrir é o que melhor se encaixa ao seu empreendimento.

Na primeira opção, o vendedor é quem realizará o processo, mas é importante que todos os dados dos clientes estejam bem organizados e atualizados, além de ter o funil de vendas sempre a mão para conseguir realizar todas as tarefas.

Nesse caso é importante contar com o auxílio de uma ferramenta de gestão comercial, principalmente para que o vendedor mantenha o follow-up em dia.

Na segunda opção, com equipes separadas, a comunicação deve fluir de forma ágil para que os times troquem informações importantes. Dessa forma, procure um bom sistema de CRM para que isso ocorra.

Técnicas de pós-venda

Follow up – aprenda a manter contato com os clientes, mesmo aqueles que já não estão na sua carteira. Assim, você pode saber se está tudo bem, colher opiniões e dar notícias relevantes.

Lance produtos e ofertas – no início do processo de compra, procure saber por quais produtos e serviços seus clientes se interessam. Dessa forma, você poderá enviar informações e ofertas que podem interessá-los.

Parcerias com outras empresas – criando parcerias com outros negócios, você poderá oferecer novas ofertas, descontos e serviços que estejam relacionados com o que você vende.

Presenteie – que tal enviar uma pequena lembrança em uma data especial para o seu cliente? Garantimos que ele ficará muito feliz e vai sempre se lembrar disso.

Seja ético – sempre honre com os seus compromissos, essa é uma excelente forma para que seus clientes te vejam com bons olhos.

Qual o momento certo para iniciar o pós-venda?

Eis a questão. A verdade é que não tem um momento certo para iniciar o pós-venda, tudo depende da maneira que o seu negócio funciona.

Mas o que você deve ter em mente é que o pós-venda é toda ação que visa criar e manter um relacionamento duradouro e satisfatório com aquele lead que se tornou um cliente. Se você oferecer um atendimento de alta qualidade do começo ao fim, estará atendendo todas as necessidades e fidelizando o cliente.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e se você se interessou pelo assunto e quer ter uma ferramenta de qualidade para ajudar o seu pós-venda, aproveite e conheça o ERP WebMais fornecido pela Nume Soluções.



Veja Também

Ordem de Produção: o que é e como fazer

Como organizar seu estoque?

Como melhorar seu pós-venda



Voltar ao Topo