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Como fazer gestão de vendas?

Postado Por: Rafael Campos

Como fazer gestão de vendas?

Falar sobre gestão de vendas significa encarar o seu negócio de forma muito mais profissional, principalmente porque não se trata apenas de gestão de equipe, mas de analisar as melhores estratégias para alavancar as vendas do seu negócio.
A gestão de vendas se trata de um conjunto de ações que têm o objetivo de proporcionar uma evolução comercial. Sendo assim, se você quer qualificar os seus processos comerciais e atingir resultados melhores, essa é a atividade ideal para você. Acredite, fazer a gestão não é nada complicado, é por isso que reunimos uma série de dicas para te ajudar a tirar essa ideia do papel.

Como colocar a gestão de vendas em prática?
1- Conheça o seu produto

Não tem como vender bem se não conhecer o produto, não é mesmo? Por essa razão, é necessário que você se torne especialista do produto que comercializa. É dessa forma que você poderá ensinar a sua equipe com muito mais confiança e poderá garantir a credibilidade junto dos clientes.

2- Gerencie a sua equipe

Treine aqueles que estarão em contato direto com os clientes, pois quanto mais preparados estiverem, também estarão mais motivados. O seu foco deve estar direcionado para um time que domine o produto e o mercado em que seu negócio está inserido.

3- Defina indicadores

Neste ponto, é necessário definir quais são os fatores mais importantes a serem analisados. Um exemplo disso é a Matriz Swot, que permite elencar os pontos fortes e fracos da sua empresa, assim como as oportunidades e as ameaças aos produtos e serviços. Esse tipo de ação possibilita a construção de uma perspectiva futura, sem deixar de fora o que foi feito até o presente.

4- Cuide da sua estrutura

Depois de explorar o seu negócio por meio dos indicadores, chegou o momento de cuidar da sua estrutura e gerenciar os seus recursos, que vão desde a equipe de vendas até o estoque. Você necessita de uma boa estrutura para executar todas as ações previstas, pois não adianta planejar sem ter como realizar. Concorda?

5- Acompanhe os relatórios

Gerar relatórios e acompanhar os resultados facilita o monitoramento dos processos, além de permitir corrigir erros e tomar decisões com mais rapidez, pois quanto mais informações você tiver em mãos, mais certeiras serão as suas decisões.
Para gerenciar a sua estrutura e gerar bons relatórios de vendas, é importante ter um sistema de gestão confiável ao seu lado. É esse sistema que vai permitir controlar seu estoque com efetividade, calcular comissões, realizar o faturamento com mais agilidade, analisar o número de vendas e oportunidades perdidas, entre outras informações importantes para a sua gestão de vendas.
Para você que já realiza a gestão, mas precisa melhorar alguns pontos, separamos algumas ideias para você também. Veja só:

Dicas para melhorar a sua gestão
1- Faça um planejamento e estruture sua empresa

Objetivos não são alcançados sem um bom planejamento. Planejar te possibilita realizar todas as tarefas previstas, além de te ajudar a lidar com imprevistos.
Realizar um planejamento também te ajuda a estruturar sua empresa, pois você pode definir todas as ações necessárias para o crescimento do seu negócio, dentro de um determinado prazo.

2- Escolha ferramentas que facilitem o trabalho

Existem ferramentas no mercado que vão facilitar o seu dia a dia de trabalho, é o caso do sistema ERP e do app força de vendas. Um sistema ERP vai permitir uma visão integrada da empresa, com informações de todas as áreas e com relatórios importantes que vão te ajudar a tomar as melhores decisões para a sua empresa.
O app força de vendas vai te ajudar com os seus vendedores externos. Todos os pedidos podem ser feitos via tablet ou smartphone, sem a necessidade de internet. Quando o força de vendas é integrado ao sistema ERP, todos os pedidos vão de forma automática para o faturamento por meio da sincronização pela rede, tornando o processo de vendas muito mais rápido. Além disso, você pode controlar a rota de todos os vendedores, trabalhar com múltiplas tabelas de preço, ter um cálculo de comissão confiável, além de várias outras funcionalidades.

3- Tenha o processo de vendas bem desenhado

Um processo de vendas bem desenhado evita que seus vendedores se baseiem apenas em sua própria intuição ou habilidades para fechar novos negócios, fora que se torna mais fácil medir os esforços realizados por você e seu time.

4- Avalie a performance e as métricas

Realizar a gestão de vendas também é analisar e medir os resultados para não perder oportunidades. Esses dados vão te ajudar a traçar as melhores estratégias e definir se algum membro da sua equipe está com dificuldades ou não.

5- Estabeleça metas e comissões para a equipe

A ambição é importante para o time de vendas, sendo assim, as metas e comissões funcionam como um estímulo ao vendedor. Com metas e comissões coerentes, sua equipe vai se esforçar mais para gerar as conversões esperadas.

6- Dê valor ao seu time e à gestão de pessoas

Um bom time é essencial para conseguir bons resultados. Saiba escolher pessoas com senso de trabalho em equipe e valorize aqueles que estão com você durante esse trajeto.
Esteja disposto a dar e receber feedbacks e a qualificar seus profissionais, isso os torna mais motivados e, consequentemente, mais dispostos a lutar pelo crescimento da empresa junto com você.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas, o que mais desejamos é que você alcance o topo o mais rápido possível.

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